Tratamentos

É muito comum na atualidade as pessoas serem tratadas de maneira igual para doenças de cabelo que são diferentes. Cada paciente e cada cabelo são únicos. E como em qualquer outra especialidade médica o sucesso do tratamento depende diretamente de um diagnóstico acurado.

 

Para conseguirmos isso iniciamos nossa consulta com uma entrevista completa. O paciente é perguntado sobre hábitos de vida e alimentação, medicamentos de uso contínuo, cuidados com os fios, história pessoal e familiar, doenças de pele e unhas, etc.

 

O segundo passo compreende o exame físico da haste do cabelo, da raíz e do couro cabeludo, além das unhas e da pele como um todo. É importante verificarmos a homogeneidade dos fios, o tamanho e a cor, assim como a forma e a textura. As raízes podem ser avaliadas através do teste de tração, que é um pequeno “puxão” dos fios. Dessa maneira conseguimos mensurar a força e o formato das mesmas. No couro cabeludo não podemos deixar de observar áreas desnudas, com descamação, vermelhidão ou escoriações, além da presença de cicatrizes.

 

E para completar, utilizamos a tricoscopia digital, que pode ser feita pelo fotofinder ou pelo handyscope (acoplado ao iphone).

 

A tricoscopia otimiza a visualização do aparato capilar (fios, raízes e couro cabeludo) através da ampliação das imagens e de registros fotográficos. Isso permite um diagnóstico mais confiável.

 

Nós sabemos que os cabelos, a pele e as unhas são reflexo do que está acontecendo dentro do corpo. por isso solicitamos de rotina exames de sangue. Esses exames são necessários para mostrar o perfil hormonal, metabólico e nutricional de cada um.

 

Na minoria dos pacientes é necessário lançar mão de outros recursos propedêuticos como biópsia do couro cabeludo, exame micológico (micoses), microscopia eletrônica do fio ou imunofluorescência.

 

Depois desse processo é possível determinar o diagnóstico capilar e definir (junto com o paciente) um programa de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.