A tricologia é a ciência que estuda e trata diversos distúrbios capilares que alteram a estrutura e o aspecto do cabelo, como queda e quebra dos fios, caspa, infecções e doenças no couro cabeludo.
Tricologia, palavra que vem da junção do grego thricos (cabelos) + logos (estudo), é o ramo da ciência que teve início em 1902, com o propósito de estudar cabelos, pêlos e os problemas relacionados a eles.

O papel do tricologista

O tricologista investiga o caso de cada paciente para elaborar o tratamento específico para tal problema. Começando com uma boa entrevista (anamnese), exame físico, tanto dos fios como do couro cabeludo com tricoscópio e exames complementares.
O tratamento dos fios e do couro cabeludo é feito de acordo com a necessidade de cada caso, por isso, a avaliação especializada e personalizada é de grande importância.

Tricologia e multidisciplinariedade

O profissional que pode atuar como tricologista é aquele que atua na área da saúde e concluiu pós-graduação em tricologia, como biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos entre outros.

Alterações capilares

A queda de cabelo envolve muito mais do que beleza e estética, ela deve ser vista como uma manifestação sutil e inicial de doenças potencialmente graves, entre elas, alterações da tireóide, anemia, sífilis, lúpus eritematoso sistêmico, entre outras, e por esse motivo, precisa ser identificada e investigada o quanto antes por um especialista no assunto.
Além da queda, são diversas as alterações capilares que o tricologista atua, algumas delas são alopecias androgenética e areata, alopecias cicatriciais, eflúvio telógeno, psoríase e doenças de origem inflamatória.

Algumas técnicas associadas à tricologia

Na tricologia utilizamos algumas técnicas associadas para ter uma resposta eficaz no tratamento das disfunções, como eletroterapia, fototerapia, fármacos, cosmecêuticos, técnicas manuais, microagulhamento e ozonioterapia, lembrando que as técnicas escolhidas podem ser diferentes para cada caso.

Exames que possibilitam o melhor tratamento

O tricologista pode solicitar alguns exames para indicar um tratamento mais assertivo acerca da condição do paciente.
A princípio, toda consulta começa com uma anamnese, que nada mais é que uma entrevista para conseguir identificar histórico familiar e principais fatores que possam ter contribuído para o desenvolvimento do estado atual da disfunção.

Por ser uma área multidisciplinar o tricologista pode solicitar exames para investigar não somente o couro cabeludo, mas o indivíduo como um todo, como a microscopia de campo escuro, DNA, tricoscopia, epigenética, tricograma, tricobiograma e bioressonância.

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Agende sua avaliação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog da Vita

Seu guia definitivo (e divertido!) para ter cabelos mais saudáveis e bonitos.
22 jan, 2021

Conheça seus cabelos

Um fio de cabelo é constituído por três partes: a cutícula, o córtex e a medula. A parte mais externa é a cutícula, formada por 8 a 10 camadas de células…

Read More

Tricologia